Antes de decidir se o pilates é ou não a actividade ideal para si e se vai ao encontro do que procura, vamos desmistificar as três grandes ideias pré-concebidas que estão associadas a esta modalidade:
1 – Pilates é só para mulheres:
Pilates é uma modalidade que treina o seu corpo – para se mover com qualidade, e a sua mente – para o comandar. Abraça todos sem excepção e os benefícios são vários, dependendo das necessidades e limitações da pessoa que o pratica.
2 – Pilates é calmo demais:
O ritmo e a intensidade da aula podem depender do nível de aula em que está inserido ou até mesmo dos próprios objectivos dentro da mesma aula. Existem momentos mais intensos que outros ou exercícios que requeiram maior concentração e esforço. Pode assim terminar a aula sentido-se perfeitamente alinhado e calmo, como pode sentir músculos que nem sabia ter! É esta uma (das muitas) maravilhas da modalidade 🙂
3 – Pilates é para pessoas com flexibilidade:
Ninguém nasce “com imensa flexibilidade”: esta treina-se, trabalha-se e consequentemente desenvolve-se. A flexibilidade não é um pré-requisito obrigatório para fazer pilates, mas será uma qualidade que irá trabalhar e de certeza melhorar!
O melhor mesmo é experimentar! Concluir por si mesmo e na volta… Até fica fã!
Rita Alvarez